[Anomalias] O que é a ferramenta

A anomalia é uma das ferramentas mais poderosas para se fazer gestão em uma fazenda. Tudo aquilo que interrompe e atrapalha o fluxo do trabalho é considerado uma anomalia, ou uma pedra no caminho, como costumamos chamar para facilitar o entendimento. Alguns exemplos de anomalias são:

  • Quebra de equipamentos
  • Falta de material ou insumos
  • Falta de energia elétrica ou água
  • Falta de funcionários
  • Iluminação inadequada no local de trabalho
  • Objetos danificados
  • Acidentes
  • Condições inadequadas de instalações, máquinas ou equipamentos (por exemplo uma máquina com barulho fora do comum, características físicas anormais, cheiro de queimado, entre outros).

A ferramenta anomalia em si é uma ficha em que as pessoas anotam o que aconteceu, ou seja, o que atrapalhou o fluxo do trabalho delas, e que ação imediata ela tomou para resolver o problema.

Veja um exemplo:

Nessa situação o bico da mamadeira impediu o fluxo normal do trabalho do tratador, que teve que parar para trocar o material danificado. Além de anotar o que aconteceu e a ação tomada imediatamente, temos os campos de data, setor em que ocorreu a anomalia e responsável, que é sempre quem anotou.

Registrar essas anomalias é algo de extrema importância para a fazenda, elas são um pedido de ajuda dos funcionários para o gestor e mostram pontos e melhoria e atenção. Por meio delas o gestor vai saber como apoiar e vai tirar as pedras do caminho dos funcionários.

A ação imediata tomada pode resolver o problema momentaneamente, mas geralmente são necessárias outras ações para que ele não volte a acontecer ou para resolvê-lo de fato. Na reunião diária o gestor do setor vê as anomalias e , se necessário, cria novas tarefas para ajudar o funcionário com aquele problema. Porém, mesmo que tratadas, algumas anomalias podem se tornar recorrentes, pois a verdadeira causa do seu acontecimento não foi ainda descoberta e eliminada. Aí entra o papel do gestor novamente, abrindo um FCA para estudar esse problema a fundo e resolver anomalias recorrentes de forma que elas não voltem a acontecer.

Entenda melhor no próximo tópico como utilizar essa ferramenta no dia a dia da fazenda: